Você tem se deparado com seu bebê recém-nascido soluçando constantemente? Para te tranquilizar, vamos direto ao ponto: na maioria dos casos, esta não é uma razão para preocupações.
Mas, sendo mãe, é claro que você quer entender melhor por que essa situação é tão comum e o que você pode fazer para aliviar os soluços, certo?
Então, continue a leitura e entenda por que seu bebê recém-nascido está soluçando tanto e como aliviar essa reação do sistema respiratório dele.
É mesmo normal um bebê recém-nascido soluçando tanto?
Sim, é completamente normal um bebê recém-nascido soluçando com frequência. Durante a gestação, os bebês já têm episódios de soluço, e isso continua após o nascimento.
Esse fenômeno é uma parte comum do desenvolvimento infantil e, na maioria das vezes, não é motivo para preocupação.
Os soluços ocorrem devido à imaturidade do sistema respiratório do bebê, especialmente dos pulmões e do diafragma.
O diafragma é o músculo responsável pela respiração que, durante o primeiro ano de vida do bebê, ainda está em fase de desenvolvimento.
Quando o diafragma se contrai de maneira involuntária, provoca uma inspiração rápida que é imediatamente seguida pelo fechamento das cordas vocais, resultando no som característico do soluço.
Além da imaturidade do sistema respiratório, um recém-nascido soluçando muito pode ser sinal de uma irritação do diafragma quando a criança engole ar durante a amamentação.
Embora os soluços possam ser um pouco alarmantes para quem observa e o seu instinto de mãe seja o de interrompê-los o quanto antes, é importante entender que na maioria das vezes eles são inofensivos e não representam um desconforto significativo para o seu bebê.
Em suma, o soluço é uma resposta natural do corpo da criança, uma parte normal do seu crescimento e desenvolvimento e, mesmo que não seja agradável ver o seu bebê recém-nascido soluçando frequentemente, você não precisa se preocupar, a menos que o soluço atrapalhe a rotina do recém-nascido no que diz respeito, por exemplo, ao sono e à alimentação.
Por que seu bebê recém-nascido está soluçando tanto?
Existem várias razões pelas quais um bebê recém-nascido pode soluçar com frequência. Como vimos, a imaturidade do sistema respiratório, que ainda é muito sensível, é a principal delas.
O diafragma do bebê, músculo responsável pela respiração, ainda está se desenvolvendo e se ajustando ao novo ambiente. Por isso, às vezes, ele se contrai involuntariamente, levando aos soluços, que tendem a diminuir à medida que o sistema respiratório amadurece.
Além disso, os recém-nascidos são mais sensíveis às mudanças de temperatura do que os adultos. Ou seja, em situações em que você normalmente não sente frio, pode ser que seu bebê esteja sentindo e isso o leve a soluçar.
Recém-nascidos têm uma capacidade limitada de regular a temperatura corporal, o que os torna mais vulneráveis a ambientes frios.
Portanto, é importante garantir que seu bebê esteja sempre bem agasalhado e protegido de correntes de ar.
Também é muito comum os bebês ingerirem ar enquanto mamam, especialmente se estão com muita fome ou ansiosos.
Quando um bebê mama, ele pode ficar tão empolgado que não percebe que está engolindo ar junto com o leite. Esse ar se acumula no estômago e pode causar desconforto, levando a contrações do diafragma que resultam em soluços.
Compreender essas causas comuns pode te ajudar a se sentir mais segura em relação aos soluços do seu bebê. Mas também há outras causas possíveis para esse soluço repetitivo.
Embora menos frequente, a superexposição a estímulos visuais e auditivos pode causar uma sobrecarga sensorial e levar aos soluços, já que os bebês são naturalmente curiosos e podem ficar excitados e ansiosos com novas experiências.
Em alguns casos, o soluço também pode ser um sintoma de refluxo gastroesofágico, que ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago. Isso irrita o diafragma e pode, claro, resultar em soluços.
Mas lembre-se de que isso não é o que ocorre na maioria dos casos. De todo modo, se os soluços se tornarem persistentes ou forem acompanhados de outros sintomas preocupantes, como choro excessivo ou dificuldade para se alimentar, é sempre uma boa ideia consultar um pediatra.
Como aliviar o soluço do seu bebê?
Mesmo que na maioria das vezes não seja um sinal de um problema grave, um recém-nascido soluçando pode causar preocupação, afinal você quer evitar qualquer desconforto para o seu pequeno.
A boa notícia é que existem algumas maneiras eficazes de ajudá-lo a aliviar essa condição e a primeira delas é praticamente infalível: volte a amamentar para que o soluço passe. A sucção ajuda a acalmar o diafragma do bebê e pode interromper o ciclo dos soluços.
Além disso, caso seu bebê tenha engolido um pouco de ar, quando o leite for oferecido novamente, esse ar será mais facilmente deslocado.
Portanto, sempre que o seu pequeno apresentar soluços, a primeira coisa que você tem a fazer é oferecer o peito.
Outro ponto importante é fazer pausas regulares durante as mamadas para que o bebê arrote. Isso vai ajudar a liberar qualquer ar que ele possa ter engolido.
Para arrotar, mantenha o bebê em uma posição vertical, apoiando-o com uma mão nas costas e a outra na cabeça, e gentilmente massageie suas costas. Essa prática pode prevenir a formação de gases e a pressão no estômago, que contribui para os soluços.
A posição em que o bebê é amamentado e a pega correta do peito também são importantes, além da criação de um ambiente tranquilo e relaxante para a hora da amamentação. Mantenha a luz baixa, minimize os ruídos e lembre-se de que as telas não são recomendadas para os bebês.
Outro cuidado importante é não esperar até que o bebê esteja com muita fome para amamentá-lo, pois ele pode ficar muito afoito e engolir uma quantidade significativa de ar.
Você também pode conferir a temperatura do ambiente e manter seu pequeno sempre agasalhado e confortável, evitando mudanças bruscas de temperatura, como, por exemplo, sair de um espaço aquecido e entrar em uma sala com ar condicionado ligado.
Caso você perceba que o seu bebê recém-nascido está soluçando persistentemente, sem que a amamentação e os agasalhos consigam aliviar o problema, é muito importante procurar um médico.
Pode ser que seu bebê tenha um refluxo gastroesofágico, que também pode ser resolvido rapidamente com o auxílio do tratamento adequado.
Quer aproveitar ao máximo o primeiro ano de vida do seu pequeno e se sentir segura e preparada ao se deparar com o seu bebê recém-nascido soluçando e tantos outros pequenos e grandes desafios da vida de mãe? Conheça o livro “O ano de ouro”, um guia com informações atualizadas que será uma agradável companhia na sua jornada materna.
