Rotina para recém nascido: 7 dicas que funcionam!

Talvez você imagine que estabelecer uma rotina para o recém-nascido é uma tarefa impossível. Muitos pais acreditam que as noites sem sono e o ritmo de vida imprevisível resumem a vida pelos próximos meses. 

Além dessa crença, ainda existe a confusão em torno do que realmente significa o termo “rotina”. 

Falar em “rotina”, para muitas pessoas, é o que mesmo que trazer a imagem de horários fixos, atividades estruturadas e compromissos que não devem ser alterados. 

Só que, ao olhar para o recém-nascido, essa definição precisa ser repensada, visto que eles ainda estão nos primeiros dias de vida e entendendo quais são suas necessidades fisiológicas e como se adaptar ao meio.

Com um bebê, não é possível você simplesmente ter essa estrutura rígida no seu dia, pois ele não entende que às 15h tem que se alimentar e às 15h30min tem que adormecer imediatamente, por exemplo. 

Muitas mães, buscando seguir uma “rotina ideal”, acabam passando o dia em um quarto escuro, tentando fazer o bebê dormir e se privando do contato social.

Mas, também não é por isso que a vida se torna totalmente incontrolável e imprevisível. E é possível, sim, estruturar uma rotina com o seu recém-nascido.

Nesse caso, estamos falando de um padrão previsível de atividades que atendem às necessidades do bebê durante as 24 horas do dia. 

Entendendo a diferença entre o pensamento comum e o que é, de fato, um rotina para o recém-nascido, vamos entender o que realmente significa estabelecer essa sequência de atividades no seu dia a dia? 

Nas próximas linhas, meu principal objetivo será derrubar essa ideia e oferecer dicas realmente práticas, que funcionam para a vida de pais e bebês pequenos. 

Entenda como é a janela de sono do recém-nascido

Seu recém-nascido está acordado há apenas 40 minutos e parece que já está com sono novamente? Pois é, os recém-nascidos tem uma janela de sono muito pequena, ou seja, aguentam ficar pouco tempo acordados e, logo, precisam dormir novamente.

Um recém-nascido pode dormir até 20 horas por dia. Por isso, eles não têm um número de sonecas limitado durante o dia, podendo fazer inúmeros sonecas, inclusive durante a madrugada.

O mais importante, nos primeiros dias de vida, é observar atentamente e com muito carinho como o seu bebê se comporta. 

Muitos pais erram a janela de sono do recém-nascido pois “não acreditam” que ele já está com sono novamente. Por isso, é essencial entender que a janela de sono do recém-nascido varia de 40 minutos a 1 hora apenas

Essa informação pode salvar o seu puerpério.

O conceito de exterogestação

A teoria da exterogestação diz que o bebê deveria ser gerado por 12 meses, e não 9, por isso, mesmo após nascer, ele ainda não consegue se identificar como indivíduo. Basicamente, ele ainda não sabe que nasceu.

Agora imagine você, por 9 meses, dentro de um espaço acolhedor, quentinho, sem ruídos abruptos, sendo alimentado ininterruptamente. Você não sente frio, não sente fome. É o melhor lugar do mundo.

Assim se sente o bebê dentro do útero da mãe. Portanto, é natural que ao nascer seu recém-nascido prefira dormir no seu colo, no balanço dos seus braços, ouvindo o barulho do seu coração.

Entender a teoria da exterogestação te ajuda a preparar o ambiente mais parecido possível do ambiente do útero materno para acalentar seu bebê, como uso de slings, swaddle, ruído branco, tapinhas na bundinha (lembra do coração da mãe batendo?) etc.

Observe como o bebê dorme melhor

Há crianças que dormem menos, outras um pouco mais, o que depende de fatores como saúde, ambiente e até o temperamento do bebê. 

Por exemplo, quando nasceu minha terceira filha, eu tinha duas outras crianças em casa. Então, era quase impossível deixar tudo silencioso, tranquilo para ela dormir. 

Nesse caso, eu passei a observá-la com muita atenção e todo o ambiente. Havia muitos estímulos? Como ela lidava com esses estímulos? 

Ao entender como essas necessidades surgem ao longo do dia, você, naturalmente, vai começar a perceber um padrão de comportamento.

Além disso, você precisa observar o comportamento do seu bebê quanto ao cenário para adormecer. 

Enquanto alguns preferem o escuro total para entrar no sono profundo, outros já se sentem mais confortáveis com uma suave penumbra. 

Para entender qual é a preferência do recém nascido, experimente diferentes ambientes, alternando entre o escuro total e a penumbra durante as sonecas.

Logo, você consegue perceber qual cenário faz o bebê relaxar e dormir com mais facilidade e tranquilidade.

Cuidado com a hora da bruxa 

Se você tem um bebê muito pequeno em casa, é bastante provável que, por volta de 18h, ele comece a ficar irritado e agitado. 

Isso porque ele já está cansado do dia, podendo ter um excesso de cortisol no cérebro, o que o faz ter a famosa “hora da bruxa”

Além disso, esse é um momento do dia em que existem muitos estímulos como luzes acendendo, a família chegando do trabalho, as crianças mais velhas da escola, etc. E, essa quantidade de estímulos, pode deixá-lo muito irritado! 

O mais importante é: você precisa entender que a rotina da casa e a rotina do bebê não conseguem ser dissociadas.

Ou seja, tudo que acontece em casa e em seu entorno, interfere diretamente na rotina do seu recém-nascido, assim como o seu bebê tem impacto direto nas atividades dentro da casa

No entanto, ao chegar o período noturno, é preciso desacelerar a casa para acalmar seu bebê. Evite ruídos muito bruscos e altos. Isso não significa silêncio absoluto, mas zelo para não assustá-lo.

Quando estiver próximo das 18h, reduza as atividades mais estimulantes e aposte em leitura, músicas suaves e brincadeiras mais leves. Isso o ajudará a aceitar o sono noturno com mais facilidade.

Se livre dos horários fixos

Ao falarmos de rotina para recém nascido, não estamos falando de horários fixos e precisos para todas as atividades da família e da criança. 

Com isso, precisamos lembrar que os bebês têm suas próprias necessidades e um ritmo específico, que variam de um dia para o outro. 

Ou seja, ter uma rotina estabelecida é fundamental, mas se for muito rígida, ela será um empecilho para você realizar as atividades.

Invés de ter uma rotina com horários exatos, você precisa observar os sinais do seu bebê e anotá-los para observar padrões. 

Ele vai te mostrar quando está com sono, com fome, quando quer brincar e interagir. E, normalmente, esses sinais acontecem dentro de um intervalo de tempo. 

Isso permite que você crie um ambiente mais tranquilo e adaptado a esse ritmo do seu filho, criando uma rotina fluida e benéfica para toda família

Entenda que a sua família não é igual a minha, que não é igual a de outra pessoa e, o que funcionou para mim, pode não ser o ideal para você.

Por isso, não tente seguir um padrão rígido, adapte cada uma das estratégias para a sua realidade, sempre observando àquelas que o bebê reage melhor. 

Se tem outras crianças em casa, a rotina precisa ser diferente e orientada para os horários de pico de energia de cada uma.

Ou seja, a perfeição não existe, mas encontrar o equilíbrio que atenda às necessidades do recém-nascido e à realidade da família é o mais importante quando falamos em rotina. 

Tire um tempo para um passeio

Eu sei, eu sei. Você vai dizer “mas e os vírus? E as vacinas?”. 

Veja só, um recém-nascido não deve estar em ambientes com muitas pessoas, principalmente se esses ambientes forem fechados, como shoppings centers

Porém, o passeio ao ar livre pode ser muito benéfico tanto para o bebê quanto para a mãe

É uma chance para ele observar o mundo ao seu redor e para você, como cuidador, observar as reações e descobertas do pequeno. Os passeios ajudam a estimular os sentidos do bebê com novos sons, cheiros e visões.  

Além disso, a luz natural ajuda na regulação do relógio biológico do bebê, ou seja, o ajuda a diferenciar o dia da noite.

Como bônus, o contato com a natureza atua como um calmante suave, beneficiando o bem-estar e a saúde mental do bebê e dos pais.

Se possível, dê pequenos passeios próximos a sua casa ou, simplesmente, aproveite seu quintal e varanda. Faça testes

Primeiro, você precisa entender que o que funciona para um recém nascido, pode não funcionar para o outro. Portanto, em vez de se apegar a um plano rígido, encare o processo como uma série de testes que precisam ser feitos. 

Não tenha medo de tentar abordagens, horários e atividades diferentes, para encontrar a melhor opção para seu filho.

Por exemplo, se o seu bebê não se adapta às canções de ninar, use ruídos brancos ou uma melodia instrumental para acalmá-lo. 

Em resumo, estabelecer uma rotina eficiente com o seu recém-nascido é entender que tudo é teste, observação e respeito às necessidades que ele te indica. 

Como vimos, rotina não é algo rígido e imutável e, pensar assim, pode gerar frustração nos pais e também nos bebês. 

Rotina é ter uma estrutura que respeite a sua realidade e as necessidades do recém-nascido de maneira leve e carinhosa. 

Portanto, você deve adotar uma abordagem flexível, com foco na observação, adaptação e, acima de tudo, no amor e paciência.

Agora, está em suas mãos o dever de colocar tudo isso em prática! 

Se você deseja se aprofundar nesse tema e aprender novas estratégias para uma rotina saudável, que deve ser adaptada conforme o bebê cresce, convido você a conhecer o Curso Sono e Rotina, criado para mães de bebês de até 2 anos de idade.

Nele, você vai aprender como ajudar seu bebê a ter o Melhor Sono Possível para ele e, consequentemente, um sono mais restaurador para toda a família. Te espero lá!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Confira nossos últimos conteúdos:

Política de Privacidade

Os sites www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br respeitam o direito à privacidade e zelam pela segurança dos dados pessoais de seus usuários e, por isso, apresentamos nossa Política de Privacidade, aplicável aos websites, aplicativos, dos ambientes virtuais de aprendizado e demais soluções e serviços, onde descrevemos como coletamos, armazenamos e utilizamos os dados pessoais dos usuários.

Todas as suas informações pessoais recolhidas serão usadas para que sua visita ao nosso site seja a mais produtiva e agradável possível. A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do nosso site é importante para ABJ LAGOEIRO cursos.

Ao acessar, usar ou navegar por nossos sites, você está sujeito ao tratamento de dados pessoais nos termos apresentados nesta Política de Privacidade. 

O uso dos sites www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br pressupõe a aceitação deste acordo de privacidade. A equipe da ABJ LAGOEIRO CURSOS reserva-se ao direito de alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte esta página com regularidade de forma a estar sempre atualizado.

A Política de Privacidade é válida para todos os usuários de nosso portal.

1. Dados pessoais coletados

1.1. Nós podemos coletar dados pessoais de diversas formas, tanto virtualmente quanto fisicamente. Os dados pessoais podem ser coletados:

  • Quando você preenche um formulário.
  • Quando você realiza seu cadastro conosco.
  • Quando você acessa ou interage em nosso site.
  • Quando você posta uma mensagem nos fóruns, nos grupos, no nosso sistema de mensagens ou entra em contato conosco.
  • Quando você realiza o pagamento e faz sua matrícula para nossos cursos.
  • Quando você assiste às aulas, faz as atividades e avaliações do curso escolhido.

 

1.2. As categorias de dados pessoais coletados incluem:

Dados de cadastro e contato do usuário. Esses dados são necessários para entrar em contato com você, criar seu cadastro, realizar o pagamento, concluir sua matrícula, fornecer adequadamente nossos serviços e manter nosso relacionamento. Os dados podem incluir:

  • Nome, e-mail, telefone, endereço, telefone, dados de pagamento, RG, CPF, data de nascimento, gênero, etc.

 

Dados de identificação digital. São informações digitais, geralmente coletadas de forma automática, que identificam o usuário durante a navegação no site, utilizadas para melhorar a performance e qualidade dos serviços, garantir a segurança cibernética do portal e cumprir exigências legais. Os dados podem incluir:

  • Endereço IP, informações sobre o dispositivo do usuário (sistema operacional, navegador, etc.), cookies, geolocalização, etc.

 

Dados de utilização do serviço. Esses dados estão relacionados aos nossos serviços e são originados a partir da sua utilização. Os dados podem incluir:

  • Nome do curso em que o usuário está matriculado, quantidade de aulas assistidas, tarefas concluídas etc.

 

Dados oriundos de terceiros. São informações do usuário que recebemos por meio de terceiros que prestam serviços aos sites www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br, como serviço de validação de cadastro, etc.

 

1.3. Nosso servidor não coleta automaticamente nenhuma informação sobre o domínio ou endereço de e-mail de nossos visitantes.

1.4. Ao fornecer informações através do nosso portal, o usuário está sujeito às condições de coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais de acordo com esta Política de Privacidade.

1.5. O site www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br não coleta ou solicita dados pessoalmente identificáveis de crianças, exceto quando permitido e sempre de acordo com a respectiva legislação.

2. Uso dos dados pessoais coletados

2.1. Nós só tratamos os dados pessoais para finalidades lícitas e informadas nesta Política de Privacidade. Os dados pessoais são coletados para atender às seguintes finalidades: 

  • Prestar adequadamente os nossos serviços;
  • Melhorar nossos serviços;
  • Contato, ajuda e suporte;
  • Segurança para investigar e previnir práticas fraudulentas, evitar acessos não autorizados e outras atividades ilegais no portal;
  • Cumprir obrigações legais;
  • Marketing e publicidade: enviar e-mails e mensagens sobre nossos cursos, ofertas, promoções, além de novidades e informações relevantes que entendermos ser de interesse do usuário.
  •  

 

Os usuários que nos fornecerem seus números de telefone poderão ser contatados pela Equipe da  ABJ LAGOEIRO CURSOS via telefone ou por meio de mensagens, inclusive por meio de aplicativos de comunicação, com informações a respeito de novos produtos e serviços ou eventos próximos. Se o usuário não deseja receber essas ligações ou mensagens, por favor, avise-nos através do email contato@drajannuzzi.com.br.

3. Armazenamento e compartilhamento de dados pessoais

3.1. Os dados pessoais podem vir a ser armazenados em bancos de dados de terceiros, inclusive no exterior, desde que respeitem a privacidade e a proteção de dados dos usuários em nível condizente com aquele oferecido pela legislação brasileira e por esta Política de Privacidade, além de apresentarem condições adequadas de segurança no armazenamento e processamento desses dados.

3.2. Nós armazenamos os dados pessoais somente pelo período necessário para cumprir as finalidades informadas, para cumprir nossas obrigações legais, regulatórias ou para preservação de direitos. Terminado o prazo de armazenamento, os dados pessoais serão anonimizados ou excluídos, utilizando método seguro de descarte.

3.3. Os sites www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br se comprometem a respeitar os direitos à privacidade, à proteção dos dados pessoais e dos registros dos seus usuários, e assegura que cuidará para que eventuais terceiros com quem referidos dados sejam compartilhados respeitem os termos desta Política de Privacidade.

3.4. Nós poderemos compartilhar os dados pessoais nas circunstâncias abaixo, mediante processos seguros e respeitando ao máximo a confidencialidade e privacidade:

  • Com as áreas internas do www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br 
  • Com prestadores de serviço, empresas e instituições de ensino parceiras, para facilitar, fornecer ou executar atividades relacionadas aos nossos serviços.
  • Com autoridades públicas, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial/administrativa nesse sentido.
  • Com eventuais empresas em caso de reestruturação societária, incorporação, fusão ou venda do Dra. Jannuzzi.
  • Para cumprir os Termos de Uso do portal, inclusive para apuração de violações.
  • Para proteger os direitos dos usuários ou do público em geral, nos termos da legislação aplicável.


3.5. Não compartilharemos os dados pessoais para qualquer finalidade que esteja em desacordo com a legislação vigente ou com esta Política de Privacidade.

4. Informações sobre cookies

4.1. Os sites www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br usam cookies, tags e outras tecnologias similares para melhorar a experiência do usuário no portal e para fornecer-lhe informações adequadas às suas necessidades.

4.2. Os cookies são utilizados para armazenar as preferências do usuário em seu computador, smartphone, celular ou tablet e oferecer um serviço personalizado. Servem para reconhecer, acompanhar seus hábitos de navegação e alertar os visitantes sobre novas áreas que podem ser de seu interesse cada vez que retornarem ao portal.

4.3. O usuário poderá desabilitar os cookies caso não tenha interesse em que trabalhemos para a melhora da sua experiência. Por favor, consulte as instruções de seu navegador para saber mais sobre cookies e sobre como desabilitá-los.

5. Segurança dos dados pessoais

5.1. Os sites www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br utilizam medidas técnicas de segurança comercialmente razoáveis para proteger as informações contidas em nossos servidores e banco de dados. Além disso, práticas adequadas de segurança organizacional e de governança são aplicadas para proteger os dados pessoais contra o risco de perda, destruição ou qualquer forma de acesso, divulgação ou processamento acidentais ou não autorizados.

5.1.1. Exceto quando expressamente informado nesta Política ou em demais documentos que venham a reger a relação entre as partes, www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br não oferecem nenhuma garantia de infalibilidade dos serviços. O portal e seus respectivos conteúdos são oferecidos “na forma em que estão”.

6. Direitos dos usuários

6.1. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº.13.709/18) garante ao usuário os seguintes direitos:

Confirmação de Tratamento. O usuário tem o direito de confirmar se www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br tratam algum dado pessoal seu.

Acesso. O usuário pode requisitar uma cópia dos dados pessoais que o www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br tem a seu respeito.

Correção. O usuário pode corrigir os seus dados pessoais desatualizados, incompletos ou incorretos.

Eliminação. É o direito de ter seus dados pessoais eliminados das bases de dados do anajannuzzi.com.br, ressalvadas as hipóteses legais de armazenamento.

Anonimização ou bloqueio. É o direito de pedir que os dados pessoais sejam submetidos à anonimização ou bloqueio, suspendendo temporariamente o tratamento.

Informação sobre o compartilhamento. O usuário tem o direito de saber com quais entidades públicas e privadas o anajannuzzi.com.br compartilha seus dados pessoais.

Revogação. É o direito de não dar ou retirar seu consentimento e obter informações sobre as consequências dessa escolha. Nesse caso, alguns dos serviços não poderão ser prestados.

Oposição. É o direito de se opor às atividades de tratamento que não dependam do consentimento. Neste caso, é possível solicitar sua interrupção.

6.1.1. O usuário também pode enviar pedidos ou reclamações sobre o tratamento dos seus dados pessoais diretamente à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

6.2. Em caso de solicitações ou dúvidas sobre os direitos acima, o usuário poderá entrar em contato pelo email contato@drajannuzzi.com.br. Ao recebermos determinadas solicitações, nós poderemos solicitar algumas informações para verificar a identidade do usuário, de modo a garantir maior segurança dos dados pessoais.

7. Condições Gerais

7.1. Ao utilizar o nosso portal você está sujeito às regras de coleta, armazenamento e uso detalhadamente descritas nesta Política de Privacidade.

7.2. A fim de proporcionar maior segurança e transparência, os sites www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br reservam-se o direito de alterar esta Política de Privacidade.

7.3. O portal poderá conter links para outros aplicativos, sites externos de parceiros e/ou patrocinadores, que podem ter políticas de privacidade diferentes das nossas, estando assim sujeitas às suas próprias práticas de obtenção e uso de dados.

7.4. O usuário deve estar ciente que, ao fornecer informações pessoais em outros aplicativos, sites ou fóruns, tais informações poderão ser recolhidas e utilizadas indevidamente por terceiros.

7.5. Os sites www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br não se responsabilizam pelo conteúdo de tais aplicativos nem pelo manuseio das informações por terceiros. Por isso, recomendamos que os usuários sempre leiam as normas de relacionamento e política de privacidade específicas dentro do próprio aplicativo ou site do parceiro ou patrocinador que colete suas informações.

7.6. A Política de Privacidade dos sites www.drajannuzzi.com e www.drajannuzzi.com.br se aplica unicamente às informações coletadas por este.

7.7. Caso algum ponto desta Política seja considerado inaplicável pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados ou por alguma autoridade judicial, as demais condições permanecerão em pleno vigor.

7.8. Esta Política será interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o foro da Comarca do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, para resolver qualquer controvérsia que envolva este documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.

8. Entre em contato

8.1. Comentários, críticas e sugestões são bem-vindas. Caso o usuário tenha dúvidas, reclamações sobre a nossa Política de Privacidade ou queira exercer algum dos direitos mencionados no ítem 6, entre em contato através de nosso email contato@drajannuzzi.com.br.