O Retorno ao trabalho representa um momento complexo (e muitas vezes dolorido) na vida de muitas mulheres. A separação de um bebê pequeno é muito difícil. Se você está passando por esta fase: receba meu abraço. Sei como pode ser doloroso e tenha certeza de que seu bebê te amará para sempre e nunca vai te esquecer.
Se você amamenta e pretende estocar leite para o bebê, já deve ter se deparado com a orientação do Ministério da Saúde de armazenar leite congelado por até 15 dias.
Essa orientação pode não atender a necessidade de muitas famílias. Justamente por este motivo decidi trazer a orientação do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) dos Estados Unidos. Lá, a orientação é bem diferente e pode ajudar muitas famílias.
Pelo CDC, o leite materno pode ficar congelado por até 12 meses, desde que respeitadas as seguintes condições:
- Congelador com temperatura de 18 graus negativos ou menos.
- Leite no fundo do congelador (menor variação de temperatura).
- Leite recém ordenhado.
Caso estes critérios sejam atingidos, você pode estocar o leite materno durante até 12 meses com segurança. É muito mais tempo do que a recomendação brasileira e permite que o estoque de leite materno seja feito com melhor planejamento.
Além do leite no congelador, o CDC orienta também em relação ao leite na geladeira. Pelo Ministério da Saúde este leite só pode ficar estocado por 12 horas. Pelo CDC, desde que a geladeira atinja 4 graus ou menos, o leite pode ficar estocado por até 4 dias!
Além disso, eles também orientam em relação ao leite fora da geladeira. Se a temperatura do ambiente for de até 25 graus celsius, você poderá manter o leite fora da geladeira por até 4 horas.
É importante dizer que as orientações acima valem para o leite que foi extraído recentemente (e não o que estava congelado).
Caso o leite tenha sido congelado anteriormente ele dura:
- 24 horas na geladeira.
- 1 – 2 horas fora da geladeira (em até 25 graus).
É importante dizer que o leite materno uma vez descongelado nunca deve voltar a ser congelado – não se esqueça disso ao escolher os potes para armazenar leite: escolha os menores, para evitar o desperdício. Espero que este post tenha te ajudado a preparar e organizar seu estoque de leite materno e que você tenha um retorno ao trabalho tranquilo.