As cólicas em bebês recém-nascidos são uma das principais preocupações para os pais e, entender como aliviar cólica em bebê, pode transformar a rotina e proporcionar alívio tanto para o bebê, quanto para os pais.
Por isso, eu trouxe cinco técnicas comprovadas para reduzir ou eliminar as cólicas em bebês, trazendo um ambiente mais calmo e confortável para a família e sem dores para os pequenos.
Através de uma abordagem prática e baseada em evidências, você terá acesso a dicas que serão um guia indispensável para lidar com esse desafio de forma menos estressante.
O que causa as cólicas em bebês?
As cólicas dos bebês fazem parte das principais causas de desconforto, noites sem dormir e choro intenso nos primeiros meses de vida da criança.
Por isso, é fundamental compreender como aliviar e o que pode desencadear essas crises. Assim, os pais lidam com essa situação com mais leveza e praticidade.
Elas são caracterizadas por momentos de choro intenso que podem durar mais de três horas por dia, ocorrem de três a quatro dias por semana e persistem por, pelo menos, três semanas consecutivas.
Em geral, as cólicas aparecem por volta das duas ou três semanas de vida e podem persistir até o terceiro ou quarto mês do bebê.
A principal causa das cólicas nos recém-nascidos é a imaturidade do sistema gastrointestinal. Nos primeiros meses de vida, o trato digestivo do bebê ainda está se desenvolvendo, resultando em dificuldades na digestão e absorção dos alimentos.
Além disso, a musculatura abdominal do bebê ainda é pouco desenvolvida, o que dificulta a eliminação de gases e fezes.
Mais um fator que influencia é a imaturidade do sistema nervoso, pois recém-nascidos têm necessidade de contato e proximidade com a mãe. Quando o bebê sente que este contato está limitado, o sistema nervoso responde gerando estresse e ansiedade, que pode se manifestar como cólica.
Por outro lado, estímulos externos excessivos também sobrecarregam o sistema nervoso do bebê, como luzes fortes, barulhos altos e atividades constantes, e ajudam a intensificar as crises de choro.
Ou seja, a combinação de todos esses fatores resulta em dor e desconforto e, como reação natural, a criança chora intensamente para “avisar” que tem algo a incomodando.
Por isso, é importante entender que aliviar as cólicas envolve tratar os sintomas e compreender as causas subjacentes. Assim, você adota as práticas mais adequadas para cada situação.
5 técnicas para aliviar cólica em bebê
Nos próximos tópicos, você vai conhecer cinco técnicas comprovadas, práticas e simples para aprender como aliviar cólica em RN. Vamos lá?
Sling para contato constante entre mãe e bebê
Uma das técnicas mais eficientes para aliviar as cólicas nos bebês é o uso de sling. Você sabe o que é isso?
Através do conceito da exterogestação, esse método se baseia no contato constante e íntimo entre a mãe e o bebê, replicando o ambiente do útero.
Dentro do útero, o bebê permanece em contato próximo com a mãe, ouvindo seus batimentos cardíacos e sentido seu calor e, depois do nascimento, essa proximidade continua sendo importante.
Por isso, usar o sling ajuda a satisfazer essa necessidade de contato, proporcionando um ambiente em que o bebê se sente seguro e protegido.
O slign para bebês é um pedaço de tecido utilizado para carregar o recém-nascido junto ao corpo da mãe e permite posicionar o bebê da forma mais confortável possível.
Assim, o calor do corpo da mãe e o movimento suave, ajudam a acalmar a criança e a reduzir o desconforto das cólicas.
Além disso, é um acessório que permite que a mãe mantenha as mãos livres para executar as demais tarefas do dia a dia.
Amamentação em livre demanda
A segunda prática recomendada para aliviar as cólicas é a amamentação em livre demanda, que permite que o bebê seja alimentado sempre que pedir, ao invés de seguir um horário rígido.
O leite materno é a fonte de nutrição mais completa para a criança e possui propriedades que ajudam a maturar o sistema digestivo do bebê, e isso reduz a formação de gases.
Dessa forma, quando o bebê mama em livre demanda, ele ingere leite em quantidades pequenas ao longo do dia, facilitando a digestão e diminuindo o desconforto.
Dentro dessa estratégia, é importante também evitar o uso de bicos artificiais, como mamadeiras e chupetas, que aumentam a ingestão de ar e contribuir para a formação de gases. Nesses casos, prefira oferecer leite com copinhos.
Vale lembrar que a fórmula infantil é um alimento mais “pesado” que o leite materno, e também contribui para as crises de cólicas.
Rotina de sono
Você pode pensar que estabelecer uma rotina de sono vai completamente na contramão da compreensão de como aliviar cólica em bebê, não é? Afinal, como estabelecer uma rotina, se a criança está com dor?
Mas, quando a rotina do sono é estabelecida, um ambiente previsível e estruturado se forma para ajudar o bebê a se sentir seguro e tranquilo, reduzindo os níveis de estresse e, como consequência, as cólicas.
Uma rotina de sono adequada inclui períodos regulares de soneca durante o dia e respeito a janela de sono do bebê, o que o ajuda a regular o seu ciclo de sono-vigília e evita o cansaço excessivo.
Higiene natural
A prática da higiene natural é um método para observar e responder aos sinais do bebê quando ele precisa evacuar, invés de depender exclusivamente das fraldas.
Assim, quando perceber que o recém-nascido precisa evacuar, mantenha-o em uma posição verticalizada, que ajuda a aliviar a pressão abdominal e reduzir os gases.
Nessa posição, a gravidade ajuda no processo de eliminação das fezes, tornando-o mais natural e confortável para o bebê.
Essa técnica pode ser implementada gradualmente na rotina para ajudar a aliviar os sintomas de cólica.
Banho de balde
O banho de balde, que também é chamado de ofurô para bebês, é uma técnica que simula o ambiente uterino para proporcionar a sensação de segurança e conforto, ajudando a reduzir o desconforto abdominal.
Para isso, utilize um balde específico para bebês, que tenha bordas arredondadas e seja feito em um material seguro.
Comece enchendo o balde com água morna, semelhante à temperatura do corpo, a um nível que alcance a altura dos ombros dos bebês quando ele estiver sentado.
Em seguida, deixe o recém-nascido relaxar na água por alguns minutos para permitir que a gravidade e o calor aliviem a tensão muscular e os gases.
E agora? Entendeu como aliviar cólica em bebê?
Buscar soluções para entender como aliviar cólica em bebê é um grande desafio, pois nem sempre você sabe o que realmente funciona e o que é só mito.
Mas, agora, você acabou de acessar cinco técnicas simples e comprovadas que vão te ajudar a lidar com a situação de maneira prática e muito menos estressante.
Não se esqueça de que aquilo que funciona para um bebê, pode não funcionar para outro. Portanto, vá testando os métodos que funcionam melhor na sua rotina.
Agora, se você quer se aprofundar ainda mais em questões que vão te ajudar a lidar com mais fluidez com os primeiros meses de vida do seu filho, conheça o livro “O Ano de Ouro”.
Nele, você vai encontrar informações práticas e pautadas em métodos cientificamente comprovados sobre exterogestação, amamentação, puerpério, retorno ao trabalho, e muito mais.
