Você mal pode acreditar, já se passaram cinco meses e seu bebe cresceu visivelmente. No entanto, não é apenas seu corpinho que está crescendo, mas todo o seu interesse por descobrir o mundo ao seu redor também. Seu filho continuará a surpreendê-la mês após mês.
Neste quinto mês, você verá novas evoluções na maneira como ele se comporta, se comunica com as pessoas ao seu redor e se alimenta. Seu bebê acabará por começar a mostrar sinais de independência. O exemplo clássico disso é quando seu bebê pode, eventualmente, rastejar para longe (olhando para trás para verificar se você está lá, é claro) para explorar o mundo. Além disso, eles começam a rolar bastante nessa fase!
Neste mês, o bebê também começa a descobrir seu corpo, já toca seus olhos, nariz e orelhas. Além disso, ele se torna cada vez mais hábil com as mãos. Ele agarra com mais facilidade os objetos ao seu redor, sem se esquecer de levá-los à boca. É através desse processo de levar tudo à boca que ele descobre o mundo, por isso, para o bebê não se sufocar, é importante que os objetos que o bebê pegue sejam seguros, que não soltem partes, para não haver engasgos e que também estejam limpos para brincar.
Aos 5 meses, você tem que estar extremamente vigilante porque seu bebê rapidamente rola para o lado. Nunca deixe seu bebê sozinho ou sem cuidados, para evitar qualquer risco de queda.
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
O desenvolvimento emocional permite que o bebê compreenda e expresse emoções que vão conhecendo com as pessoas e situações ao seu redor. Aos 5 meses, os bebês desenvolvem sua capacidade de reconhecer e interpretar emoções dos outros, como a entonação da voz da mãe ou de cuidadores próximos.
Aos cinco meses seu bebê pode:
- Mostrar suas emoções de forma mais marcada, seu choro é cada vez mais entendido de acordo com a necessidade que expressa (fome, dor, medo, frustração). Suas expressões de alegria também são mais marcantes;
- Ele pode ficar triste ou bravo quando suas ações não provocam as reações que ele esperava, por exemplo, quando o brinquedo que geralmente acende ao ser tocado não funciona;
- Ele nota pessoas que não conhece;
- Seu bebê se interessa por seus gestos e expressões. Ele mostra isso com muitos sorrisos ou agitando os braços e as pernas.
HABILIDADES MOTORAS
O desenvolvimento de habilidades motoras significa desenvolver a habilidade de mover pequenos músculos nos dedos e nas mãos para fazer movimentos precisos a fim de alcançar, agarrar e manipular pequenos objetos. O bebê de 5 meses já se desenvolveu bastante, ele é muito curioso e ama interagir e descobrir o funcionamento das coisas e do mundo ao seu redor.
Aos 5 meses ele pode:
- Ficar de mãos abertas na maior parte do tempo;
- Ele coordena melhor seus olhos e dedos para agarrar e objetos, e ele agarra com qualquer uma das mãos;
- Ele agarra os objetos e põe em sua boca, como forma de descobrir as coisas;
- Seu bebê está explorando seu corpo. Descobriu o pé e as mãos e os leva constantemente à boca.
- Seu bebê pode permanecer sentado com apoio;
- Ele rola de costas se está de bruços.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DE LINGUAGEM
Os bebês aprendem muito rápido e aos 5 meses o bebê começa a entender que toda ação provoca uma reação e ele vai pôr essa descoberta em prática, fazendo relações de causa e efeito: como deixar cair um objeto e ver que você se abaixa para pegá-lo. Isso vai despertar sua curiosidade e incentivá-lo a testar sua influência em seu ambiente.
A comunicação do seu bebê melhora a cada dia. Ele já balbucia para se expressar e faz cada vez mais barulhos e tenta reproduzir o que você está fazendo. Além disso, ele adora ouvir os pequenos sons que saem de sua garganta, então, fale com ele sempre que possível. Os bebês adoram conversar. Seu bebê também imita as expressões em seu rosto. Nesse estágio, a maioria das crianças reconhece seu nome.
Aos cinco meses, a maioria dos bebês pode dormir aproximadamente de 6 a 8 horas seguidas, mas isso não é uma regra, cada bebê possui uma janela de sono única (clique aqui para conhecer a janela de sono do seu bebê).
Como resultado, seu sono está mais calmo, suas noites estão ficando mais longas – e as suas também! Seu bebê pode começar a reconhecer o som de seu próprio nome e virar quando você chama o nome dele. Sua audição e visão estão em grande parte desenvolvidas e estão ansiosamente absorvendo o máximo que podem sobre seu ambiente.
A VISÃO DO BEBÊ DE 5 MESES
A visão do seu bebê está melhorando cada vez mais. Ele agora pode distinguir objetos muito mais distantes do que antes. Você pode descobrir que ele parece ter uma preferência por vermelho e azul, cores mais interessantes nesta fase. Ele também pode estar começando a se interessar por formas ou padrões mais complexos e rastrear objetos em movimento, então sinta-se à vontade para mostrar a ele livros ilustrados ou desenhos com cores e padrões vívidos.
SONO E ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ DE 5 MESES
Aos 5 meses, seu bebê provavelmente já tem uma rotina mais estabelecida de sono, com um período mais longo de sono à noite. Cada bebê é único, mas com um pouco de sorte, a partir dos 5 meses, o bebê pode não acordar mais várias vezes no meio da noite.
No entanto, eles ainda precisam tirar algumas sonecas durante o dia por três ou quatro horas. Além disso, é importante que o bebê durma entre 12 e 16 horas ao todo por dia para garantir um desenvolvimento e crescimento adequado.
Segundo a OMS, o leite materno ainda deve ser a principal (e exclusiva) fonte de alimentação do bebê até os 6 meses, mas você já pode ir se informando e se preparando para a introdução alimentar aos 6 meses do bebê.
SAÚDE DO BEBÊ
Aos cinco meses, o bebê pesa em média entre 6 e 8 quilos e mede entre 64 a 66 cm, segundo a tabela de desenvolvimento e crescimento do Ministério da Saúde (BRASIL, 2019). O bebê deve continuar indo às consultas pediátricas mensais até os seis meses e tomar a vacina contra meningite (Meningocócica) aos 5 meses.
Brinque e estimule muito seu bebê. Ele adora que você leia para ele e cante músicas e cantigas, também adora ouvir sua voz (e a do papai) em qualquer interação.
O desenvolvimento do bebê é marcado por momentos inesquecíveis de muita alegria para todos. Aos cinco meses o bebê está se preparando para viver muitas transformações e emoções novas, como a introdução alimentar, o nascimento dos dentinhos e o engatinhar. Aproveite ao máximo cada fase do seu bebê porque dizem que passa rápido. E passa mesmo.
A MÃE DO BEBÊ DE 5 MESES
Seu bebê já se desenvolveu tanto até aqui que às vezes é até difícil de acreditar, mas você também se desenvolveu junto com seu bebê. Certamente você não é a mesma de alguns meses atrás. Você tem um pouco mais de experiência com o mundo da maternidade e está tentando encaixar nesse mundo a sua nova realidade.
Aos cinco meses de pós-parto, sua licença já pode estar acabando e se você trabalha fora de casa deve estar se preparando para retomar suas atividades profissionais. Provavelmente também sentindo culpa por ter que ficar longe de seu bebê. Tudo isso é normal, e eu te digo que também passei por tudo isso, duas vezes.
Procure a melhor maneira de voltar a essa rotina e divida os trabalhos com sua rede de apoio, tente se sentir segura sabendo que o seu bebê vai estar sendo bem cuidado e ele não te amará menos por você ter que trabalhar. Algumas coisas na vida precisam ser feitas, a vida é assim, a maternidade é assim.
Se estiver amamentando e puder, faça um estoque de leite para ser ofertado ao seu filho pelos cuidadores na sua ausência, e também não sinta culpa se não conseguir. Sabemos que fazemos o melhor que podemos.
Você também vai perder peso naturalmente. Se puder praticar alguma atividade física, até uma pequena caminhada já está valendo. Além de ser bom pra sua saúde também é muito bom pra cabeça, saber que você precisa trabalhar, tomar conta do seu bebê e ter um tempo para se cuidar também.
Ter uma alimentação saudável e balanceada é outra recomendação, você precisa estar saudável para a “maratona” que está prestes a enfrentar. E para finalizar, eu sei que o coração aperta, mas acredite: vai ficar TUDO BEM!
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento – Brasília : Ministério da Saúde, 2012. Disponível em:https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2019/07/cadernos_atencao_basica_33.pdf.
Revista Nascer e Crescer. Desenvolvimento de 0 a 12 meses. 2009 – 2021. Disponível em: https://naitreetgrandir.com/fr/etape/0_12_mois/.