É hora da interação. Seu bebê está agora com 4 meses e agora se move cada vez mais. Você verá grandes mudanças ocorrendo nele, o seu bebê está pronto para se divertir, brincar e conversar – na verdade, qualquer tipo de interação social – com você ou com qualquer pessoa que esteja por perto. Isso são ótimas notícias.
Desenvolvimento de habilidades motoras, despertar dos sentidos, saúde, sono e alimentação. Esteja preparada para muitas risadas, do seu bebê e suas. Ele está experimentando a sua própria personalidade e alguns bebês são mais risonhos e outros mais sérios. Mas todos, em algum ponto, devem dar um sorriso lindo que vai derreter seu coração. O quarto mês é cheio de marcos incríveis.
SONO E ALIMENTAÇÃO
O sono do bebê com 4 meses começa a ficar mais regular durante a noite, mais longo e sem interrupções, podendo durar de até 9 horas seguidas. Porém, o padrão de sono é diferente para cada bebê e isso é normal.
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de amamentação exclusiva até os seis meses. Logo, o aleitamento materno é o único alimento recomendado para o bebê de 4 meses, ou fórmulas infantis, para os bebês que não podem se alimentar de leite materno.
Para o Ministério da saúde (BRASIL. 2009), o aleitamento materno é a melhor maneira de criar vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança, além de ser a forma mais econômica e eficaz para redução da morbimortalidade infantil.
Entre os três e quatro meses de vida, o bebê aprende a mamar bem mais rápido: se antes ele passava muito tempo no peito, agora pode fazer uma mamada efetiva em questão de minutos. Muitas mães se preocupam com isso, achando que estão com pouco leite pois o bebê já não passa mais tanto tempo no seio. Fique tranquila: seu bebê está cada vez mais esperto e agora sabe mamar de forma mais eficaz
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL DO BEBÊ
O desenvolvimento emocional permite que as crianças compreendam, expressem e lidem com as emoções que sentem à medida que se desenvolvem. Os bebês aprendem a reconhecer e interpretar as emoções das pessoas ao seu redor através da observação.
É muito importante dizer que o desenvolvimento e a organização das emoções ocorre durante toda a vida da criança, e que os momentos de sono são fundamentais para colocar os aprendizados e emoções no lugar. Os estudos mostram que é no sono – sobretudo na fase REM – que ocorrem os principais movimentos de organização e sedimentação da aprendizagem e ressignificação de emoções, dando a elas o tempero necessário para a vida.
Aos 4 meses, seu bebê:
- Se agita ou chora para chamar a atenção dos adultos ao seu redor (ou quando perde algo, como a atenção ou um brinquedo). Eles gostam muito de atenção nesta fase, e geralmente reclamam quando não recebem;
- Ele vira a cabeça quando há muito barulho;
- Ele começa a sorrir para as pessoas ao seu redor e não mais apenas encara seus rostos;
- Reconhece as pessoas que cuidam dele com mais frequência, como seus pais ou outras pessoas ao seu redor;
- Ele gosta de ser pego e de interagir, mostrando insatisfação quando o colocamos no chão;
- Ele manifesta sua impaciência ou entusiasmo balançando as perninhas;
- Para de chorar ao ouvir a voz dos pais – ou de quem costuma cuidar dele;
- É notavelmente mais receptivo ao amor e ao afeto.
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADE MOTORAS
Os bebês com 4 meses costumam balbuciar, fazer barulhinhos, brincar e imitar os sons que ouvem, tudo ainda são movimentos primários, mas você vai notar o desenvolvimento.
Nessa idade:
- As mãos do seu bebê estão cada vez mais abertas, e não em punhos fechados como antes;
- Ele pode agarrar objetos colocados perto dele sem usar o polegar e pode levar os brinquedos à boca;
- Uma das coisas mais lindas desse mês é a descoberta dos seus próprios pés! Ele pode encontrar (e ficar totalmente hipnotizado ) por eles! – Pode ser que já comece também a colocar o pé na boca principalmente se deitado;
- Seu bebê traz objetos à boca, o que lhe permite assimilar certos reflexos e movimentos com a boca. Isso o prepara para alimentos sólidos;
- Ele liberta as mãos do corpo, brinca com os dedos e quer agarrar tudo;
- Ele vira a cabeça em todas as direções para seguir um brinquedo com o olhar quando deitado de bruços ou de costas;
- É possível também que já se vire. Tudo isso ajuda a construir os músculos que ele vai precisar para se sentar sozinho, e tudo vai acontecer no tempo certo.
Linguagem e compreensão do bebê aos 4 meses
Aos 4 meses, a comunicação do seu bebê é aprimorada, inclusive por meio de expressões faciais cada vez mais variadas. Ele também reconhece suas expressões faciais, por isso, continue falando e interagindo muito com ele.
Os bebês adoram falar. Seu filho está lentamente começando a reconhecer seu nome e a produzir vogais como “a” e “e”. Ele brinca com muito a boca e a língua, faz bolhas e babando muito.
O cérebro do seu bebê está crescendo, você poderá notar isso na consulta mensal com o pediatra através da medição do perímetro cefálico, o que significa que ele está se desenvolvendo também.
Pode haver uma maior tendência a irritação também, veja, seu bebê ainda não tem maturidade para processar tantos ganhos, e é natural que demonstre isso através de choro, necessidade de colo ou até um aumento ou diminuição na alimentação.
O crescimento do seu bebê de 4 meses
Um bebê de 4 meses ainda deverá ser alimentado APENAS por aleitamento materno ou fórmula. A OMS orienta a introdução alimentar só a partir de 6 meses. Os sinais de fome poderão ficar mais claros também! Seu bebê poderá sinalizar que está com fome colocando as mãos perto da boca, por exemplo, ou ficando irritado.
Aproveite o novo bebê que você tem esse mês, pode ser que tantos ganhos motores fisiológicos e emocionais bagunce um pouco o sono dele, por isso é importante conhecer as janelas de sono dele.
Apenas paciência! Vai passar! Cada bebê tem um desenvolvimento único e singular, logo, cada um possui um ritmo de desenvolvimento diferente. Aproveite muito todas as fases do seu bebê e admire tudo que ele conquistou, junto com você, nesses 4 meses.
A MÃE
E lá se foram quatro meses dessa experiência difícil de explicar. TALVEZ, mas só talvez, você esteja conseguindo descrever um pouco melhor tudo a partir de agora. Eu te prometo que vai ficar mais “fácil”. Eu já disse que não acredito em tempo determinado para o puerpério, mas agora você pode provavelmente ter mais dias bons pela frente.
Se você trabalha fora de casa e não conseguiu a extensão para 6 meses de licença maternidade, provavelmente seu coração deve estar apertado nesse momento. É difícil sair de casa, encarar o mundo e o mercado de trabalho novamente, e deixar seu bebê sob os cuidados de outras pessoas. Eu te entendo! Mas acredite, você vai dar conta de tudo, e seu bebê não vai te amar menos por isso. Se sinta orgulhosa por tudo que já fez até aqui, e tudo que ainda fará.
Se você trabalha em casa, (sim cuidar do bebê e da casa também é trabalho) não se sinta mal por isso. Como eu sempre recomendo, tente usar brincos pra se sentir melhor, separar a roupa que vai vestir no dia anterior para ficar mais fácil não passar o dia de pijama, e também se sinta orgulhosa, você tem o trabalho mais lindo de todos – cuidar da sua família e de um ser humano, encare dessa forma, é um trabalho como qualquer outro.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília. 2009. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf
Revista Nascer e Crescer. Desenvolvimento de 0 a 12 meses. 2009 – 2021. Disponível em: https://naitreetgrandir.com/fr/etape/0_12_mois/.
UNICEF. Marcos de desenvolvimento do seu bebê aos 4 meses. Disponível em: https://www.unicef.org/parenting/child-development/your-babys-developmental-milestones-4-months