Os picos de crescimento estão entre as fases que mais geram dualidade nos pais: a ansiedade por ver o bebê desenvolvendo se mistura à dificuldade em lidar com as súbitas mudanças de comportamento da criança.
Se essa fase já chegou por aí, provavelmente, você já se deparou com algumas noites em que o bebê está mais agitado, inquieto e até choroso.
Ou seja, os picos de crescimento do bebê interferem diretamente no sono da criança por um período temporário.
Portanto, entender o que são esses picos, como eles interferem no sono do bebê e quais as melhores estratégias para lidar com eles é fundamental para a rotina da família.
Hoje, você vai entender tudo que precisa sobre os picos de crescimento dos bebês. Continue a leitura!
O que são picos de crescimento?
Os picos de crescimento são fases em que o bebê passa por um crescimento físico muito acelerado em um período de tempo bem curto.
Normalmente, os bebês passam os picos de crescimento acontecem:
- De 7 a 10 dias de vida;
- Quando chegam a 2 ou 3 semanas;
- Quando completam 6 semanas;
- Aos 3 meses;
- Aos 4 meses;
- Aos 6 meses;
- Aos 9 meses;
- E a cada 3 meses até chegar aos 18 meses de idade.
Nesses períodos, é como se o corpo estivesse trabalhando em dobro para crescer. Fisicamente, o bebê ganha mais peso e cresce alguns centímetros em poucas semanas.
Os picos de crescimento acontecem naturalmente para que o bebê atinja tamanho e peso ideais para a sua idade.
Esse desenvolvimento acontece impulsionado por 4 fatores:
- Hormônios do crescimento: são liberados enquanto o bebê dorme e, por isso, é necessário manter a rotina de sonecas e sono noturno do seu pequeno;
- Aumento do metabolismo: para o crescimento rápido acontecer, o metabolismo do bebê também precisa acelerar, gerando aumento na fome;
- Desenvolvimento ósseo: para crescer de forma saudável, os ossos da criança também crescem e se densificam mais rapidamente nesse período;
- Desenvolvimento muscular: assim como os ossos, os músculos também precisam se desenvolver de forma mais acelerada nesse período.
Essas mudanças exigem muita energia do bebê e podem afetar o seu comportamento em vários sentidos, incluindo o sono.
A criança pode ficar mais inquieta, mamar com mais frequência e mudar os seus padrões de sono temporariamente.
Em geral, um pico de crescimento e seus efeitos, como aumento do apetite, interferência no sono e comportamento mais agitado, duram apenas alguns dias.
Porém, é uma aceleração completamente natural, assim como adolescentes passam pelo estirão de crescimento e podem comer e dormir mais durante esse período.
Sendo assim, o mais importante é encarar os picos de crescimento do bebê como uma fase temporária, especial e muito necessária, pois trata-se de um sinal de desenvolvimento saudável.
Qual o impacto dos picos de crescimento no sono do bebê?
Como vimos, um pico de crescimento marca uma fase de desenvolvimento acelerado, porém saudável, do bebê, mas traz consigo alguns desafios para os pais.
Um desses desafios tem relação direta com o sono, já que o bebê pode ficar mais agitado e demandar mais energia para crescer durante esse período.
Primeiro, é fundamental entender que o sono é regenerativo e, durante o sono, o corpo libera o hormônio do crescimento, a somatotrofina, importante para o desenvolvimento físico.
Mas, durante os picos de crescimento, a atividade cerebral intensa pode perturbar os padrões de sono habituais do bebê.
Nesse sentido, observar a criança e entender alguns sinais típicos de um pico de crescimento é indispensável para lidar da melhor forma possível com essa fase.
Dentre os sinais mais comuns, normalmente estão:
- Mudanças no apetite: durante um pico de crescimento, o bebê pode querer mamar com mais frequência, seja para buscar conforto, seja para obter mais nutrientes necessários para o seu desenvolvimento;
- Inquietação durante o sono: mesmo quando a criança já estabeleceu uma rotina de sono, durante essa fase, é comum que ela acorde mais vezes durante a noite ou tenha mais dificuldade para dormir;
- Variações nas sonecas: o bebê pode pular sonecas, ter sonecas mais curtas ou, em alguns casos, dormir por mais tempo durante o dia;
- Mais necessidade apego: seu filho pode se tornar mais apegado e buscar mais contato físico com a mãe, procurando colo e carinho;
- Sinais de irritação ou choro: o desconforto causado pela intensidade das mudanças deixam o bebê mais irritado que o normal.
Esses sinais, geralmente, chegam carregando um desafio para os pais, que precisam, novamente, adaptar a rotina para cuidar do filho.
Porém, ao reconhecer esses sinais e entender de onde vêm, é possível se preparar para lidar melhor com essas fases.
Estratégias e dicas para lidar com os picos de crescimento
Lidar com os picos de crescimento não é uma tarefa fácil para os pais, principalmente quando estes afetam o sono.
Porém, com as estratégias adequadas, é possível lidar com esses períodos de forma mais tranquila.
Veja algumas práticas que vão te ajudar durante um pico de crescimento do bebê:
- Alimentação adequada: é indispensável garantir que o bebê esteja bem alimentado, ainda mais quando ele mostra sinais de aumento no apetite, pois isso garantirá que ele durma melhor e sem fome;
- Adaptação na rotina do sono: se o bebê está se mostrando cansado mais cedo que o horário normal ou não conseguiu fazer boas sonecas durante o dia, antecipe a hora de dormir;
- Ritual de sono noturno: mesmo que o bebê esteja enfrentando algumas mudanças no padrão de sono, mantenha o ritual de sono noturno que ele já está acostumado. Esses momentos podem conter um banho quentinho, leitura e o famoso “mamá” antes de dormir;
- Contato pele a pele: durante os picos de crescimento, o bebê tende a se sentir mais inseguro e o contato pele a pele, com carinhos, abraços e colo oferecem conforto e segurança para acalmá-lo;
- Paciência: nunca esqueça que os picos de crescimento são temporários e indicam desenvolvimento saudável;
- Autocuidado: os pais também precisam cuidar do próprio bem-estar para passar tranquilidade e conseguir enfrentar os momentos mais desafiadores. Reveze com outra pessoa durante o dia, se possível, e tire um momento para si.
Acima de tudo, veja o pico de crescimento como uma conquista do seu filho e mais uma etapa vencida por você. Isso vai te ajudar a lidar com os desafios de forma mais leve e tranquila.
O caminho para o melhor sono possível para o seu bebê
Os picos de crescimento são apenas uma parte dos primeiros meses de vida de um bebê, que trazem muitas descobertas, desenvolvimento e desafios.
Por isso, lidar com cada fase com informação e muito amor é o que faz a diferença no bem-estar da criança e de toda família.
Se você está entre o grupo de mães que busca estratégias práticas, eficientes e comprovadas para lidar com a rotina do sono do seu bebê, te apresento o Curso Sono e Rotina do Bebê 4.0.
Esse curso é 100% voltado para mães e pais que, como você, querem oferecer o melhor sono possível para seus filhos, desde os primeiros dias de vida.
Se você já tentou diversas abordagens e sente que nada funciona para acalmar o seu bebê, se você percebe que a falta de rotina impacta na vida de toda família ou já quer se preparar para os desafios que estão para chegar, esse curso foi feito pensando em você.