Você está gestante e já se perguntou “o que é parto induzido” ou mesmo se preocupou quando ouviu falar no tema?
É fundamental permitir que o corpo da mulher entre em trabalho de parto, para conduzi-lo de forma natural. Porém, em alguns casos, esse processo não é seguro.
O parto induzido é um parto que foi estimulado por um conjunto de procedimentos médicos, induzindo o processo de nascimento via vaginal.
O procedimento de indução do parto ocorre quando o prolongamento da gestação acarreta em riscos para a gestante ou para a criança e, então, a melhor solução é induzir o corpo da mulher a entrar em trabalho de parto.
Por isso, entender o que é parto induzido e em que circunstâncias ele é recomendado é fundamental para blindar você, mãe, de orientações desatualizadas e do medo que muitas mulheres têm de precisar induzir o parto.
Nas próximas linhas, vamos compreender quais são os critérios que indicam o parto induzido, quais são os métodos para indução e tudo o que você precisa saber acerca do assunto.
O que é parto induzido?
Normalmente, o corpo da mulher inicia o processo de contrações uterinas naturalmente, mas, em casos específicos, pode ser necessário intervir para que o processo se inicie o quanto antes. Nesse caso, teremos um parto induzido.
Em geral, essas intervenções incluem o uso de medicamentos, procedimentos físicos e estímulos naturais e devem ser consideradas apenas quando há uma justificativa médica para a antecipação do parto.
As maiores diferenças entre o parto induzido e o parto espontâneo estão na forma como o trabalho de parto começa e qual é o nível de intervenção médica envolvida.
No parto espontâneo, o corpo da mulher inicia o trabalho de parto naturalmente, de maneira fisiológica, sem que haja nenhuma interferência externa no processo.
Enquanto no parto induzido, a equipe médica emprega técnicas específicas para estimular o início do trabalho de parto, normalmente com uso de medicamentos que amadurecem o colo do útero e estimulam contrações.
Indicações e métodos de indução
Entender o que é parto induzido é apenas o primeiro passo para munir você, gestante, com informações sobre esse procedimento.
Resumidamente, a indução do trabalho de parto deve ser realizada quando o bebê precisa nascer e a mãe não quer ser submetida à uma cesárea.
Ela não é alternativa a cesarianas de emergência, que ocorrem quando há sofrimento fetal ou pré-eclâmpsia, e sim a casos em que ambos estão bem, mas se torna arriscado aguardar mais tempo pelo parto espontâneo.
É o caso, por exemplo, de gestações que ultrapassam 41 semanas, bolsa rota sem trabalho de parto ativo e gestantes com hipertensão.
Nesses casos específicos, prolongar a gestação pode acarretar em riscos para a saúde da mãe e da criança e, por tanto, induzir é a solução mais indicada.
Porém, como essa indução pode ser feita?
Existem vários métodos médicos e abordagens naturais que podem ser adotadas para induzir o parto.
Com relação aos métodos médicos, os mais comuns são:
- Uso de prostaglandinas aplicadas na vagina para amadurecer o colo do útero e estimular as contrações;
- Administração intravenosa de ocitocina, que é o hormônio que provoca as contrações uterinas, estimulando o início do trabalho de parto.
Já dentre os métodos naturais, os mais comuns é o descolamento de membranas, realizado durante um exame vaginal, em que o médico utiliza o dedo para separar a bolsa amniótica das paredes do útero, aumentando a produção de prostaglandinas para iniciar o trabalho de parto;
Vale o alerta: só adote medidas que podem induzir o parto sob orientação e supervisão da sua equipe médica.
Isso porque cada método de indução possui seus benefícios e riscos e a escolha do método mais adequado (e se é necessário induzir o parto) depende de vários fatores, como a saúde da mãe e do bebê, a maturidade do colo do útero e a idade gestacional.
E se for necessário um parto induzido? Como estar preparada?
Realizar todas as consultas pré-natal, cuidar da alimentação, praticar exercícios e cuidar da saúde mental é apenas uma parte das precauções que você precisa ter durante a gestação para ter um parto tranquilo.
Entretanto, nem todas as situações estão sob o nosso controle e pode ser necessário induzir seu trabalho de parto.
Por isso, você precisa saber gerenciar suas expectativas e reduzir a ansiedade, e a melhor forma de fazer isso é com informação confiável!
Cada gestação é única e, portanto, compreender o que é parto induzido e em quais casos ele pode ser indicado é fundamental para sua preparação para o nascimento do seu filho.
Porém, a decisão de indução é sempre feita com base em um diálogo aberto, honesto e informado entre a equipe médica e a gestante, que deve consentir o procedimento.
Entender o que é parto induzido, seus métodos e indicações te prepara para uma experiência de parto com menos ansiedade.
Para você, gestante, que procura aprofundar seus conhecimentos e se preparar melhor para todas as etapas da gravidez e do parto, o livro “9 meses” vai ser seu melhor amigo.
É o livro mais completo sobre gestação e parto, e aborda tudo o que você precisa saber desde o positivo até o nascimento do novo amor da sua vida.