Durante o 2° mês de vida, o seu bebê aprende novas habilidades e interage mais com todos. Aos dois meses, seu bebê começa a sentir emoções como alegria, raiva e medo e as expressa se comunicando através do choro. Ele também gosta de ser abraçado e se sentir seguro.
Desenvolvimento cognitivo e linguagem
No nascimento, o cérebro do seu bebê tem 25% do tamanho adulto. Aos 12 meses, o cérebro do seu bebê terá crescido para 70% de seu tamanho adulto. O primeiro ano do bebê marca o crescimento cerebral mais rápido de sua vida. Se prepare que vem grandes emoções por aí!
Durante esse tempo, o cérebro em desenvolvimento (incluindo habilidades de aprendizagem e linguagem) é diretamente afetado pela interação dos bebês com o mundo ao seu redor. Seu bebê está ocupado absorvendo sons, imagens, sensações, cheiros, linguagem e ambiente emocional.
O reconhecimento de objetos e a coordenação olho-mão são as principais tarefas de desenvolvimento do seu bebê nesta idade. Por isso é importante não usar luvas no bebê, por exemplo, ele precisa explorar o mundo e usa o próprio corpo para isso, observando, tocando, ouvindo… Pode parecer que não, mas ele está crescendo!
Durante o 2º mês, o seu bebê:
- Pode começar a emitir algumas vocalizações (aaa ou eee) expressando o seu contentamento, estas são as suas primeiras expressões de linguagem. Os bebês são comunicadores ativos;
- Aos poucos já começa a abrir as mãozinhas, embora ainda mantenha os punhos fechados na maior parte do tempo;
- Seu bebê está aprendendo a coordenar o movimento dos olhos e da cabeça; e se você colocar algo a cerca de 30 cm na frente dele e mover, ele já vai seguir com os olhos;
- Ele mexe os braços e as pernas e “pedala” quando fica excitado. Ele tenta bater em objetos, mas ainda não os segura;
- Levanta brevemente a cabeça ao deitar de bruços e vira-a de um lado para o outro
O CHORO DO BEBÊ DE 2 MESES
O choro continua sendo seu meio de comunicação. Eles tendem a ter sons diferentes, dependendo das várias pistas, e você à essa altura provavelmente sabe o significado, como no primeiro mês pode ser fome, sono, gases ou agora no segundo mês, se eles estão entediados e precisam de alguma atenção.
Reconhecer esses choros é um processo de tentativa e erro, assim como disse no primeiro mês. Seja paciente e atenda as possíveis necessidades desse bebê. Isso continua ensinando ao seu bebê a ter confiança e segurança que você está com ele e resolverá seus problemas.
Nesta fase ainda podemos ter as temidas cólicas (que costumam aparecer até, no máximo, os três primeiros meses do bebê). Além disso, a criança pode chorar de frio, de calor, de desconforto gástrico (refluxo, por exemplo). Se você acredita que o seu bebê chora mais do que “a média”, sugiro que você entre em contato com o pediatra assistente.
O SONO DO BEBÊ DE 2 MESES
Aos 2 meses seu bebê ainda dorme muito, cerca de 14 até 18 horas por dia, mas seus despertares são mais longos, pode ficar acordado mais tempo, e ele ainda tem seu próprio ciclo sem rotina de horários definida. Deixe seu bebê dormir o quanto necessitar. Não há necessidade de despertar este bebê, que ainda está se habituando ao seu ciclo de sono!
Sugiro que você conheça a janela de sono do seu bebê, vai te ajudar a identificar os horários dele e a organizar sua rotina da melhor forma. Clique aqui para baixar um material exclusivo sobre a Janela de Sono!
FONTES CONSULTADAS
Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP. Caderneta de Saúde da Criança – Instrumento e promoção do Desenvolvimento: como avaliar e intervir em crianças. Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. Nº 4, 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/20493c-GPA_-_Caderneta_de_Saude_da_Crianca.pdf